Projeto envolvendo as disciplinas de História, Artes e Autoconhecimento com as professoras Marisa Patel e Lucilene Abati e desenvolvido com as 6ª séries.
Nas aulas de História foi estudamos o conteúdo sobre os Povos Bárbaros e especificamente os Vikings, destacando sua cultura chegamos as runas, o que despertou o interesse dos alunos. Assim, unindo História e Autoconhecimento os alunos pesquisaram vários sites da internet que faziam referências as runas, inclusive sites de oráculos das runas. Escolheram e copiaram a runa que os interessou. Nas aulas de Artes modelaram em argila a sua runa produzindo um pingente. Aproveitamos, também e visitamos a Oficina de Argila, promovida pela Prefeitura Municipal de Salto Veloso, conhecendo o processo de modelagem, secagem e cozimento das peças de argila.
Runas
Runa é uma escrita alfabética antiga, cujas letras possuiam nomes significativos e sons também significativos, e que eram utilizadas pelos vikings na poesia, nas inscrições e nas adivinhações, mas que nunca chegaram a ser uma língua falada.
A sabedoria das runas foi deixada aos Vikings pelo deus nórdico Odin, para que os homens a ela recorressem, para se divinizar e para obter um sábio aconselhamento quando necessário.
Conta a lenda que Odin se submeteu a um supremo ato de auto sacrifício para obter o conhecimento secreto das runas. Permaneceu suspenso, por nove dias e nove noites, pendurado pela lança, de cabeça para baixo no Yggdrasil, a "árvore do mundo", até se dar conta das pedras rúnicas no chão. Esticando-se com dificuldade conseguiu apanhá-las, sendo então libertado pela magia destas pedras e, por iluminação, aprendeu os conhecimentos e poderes mágicos das runas. Odin transmitiu à humanidade esse conhecimento obtido sobre as palavras mágicas e também de como registrar essas palavras através do alfabeto rúnico. Odin distribuiu as vinte e quatro runas entre três deuses: Hagal, Freya e Tyr. Estes três deuses deram às runas suas energias. Freya, a energia de mãe, de esposa, de amante, e de irmã; Hagal, o conselheiro sábio, correto e energético; Tyr, o jovem guerreiro, corajoso e lutador. A vigésima quinta runa, que é branca, representa Odin.
A escrita rúnica é uma das mais antigas conhecidas; tem mais de doze mil anos. A raiz composta RU é de origem indo-européia e significa mistério ou segredo. Os antigos povos usavam acreditavam que as runas possuíam poderes mágicos que poderiam defendê-los de diversos males e os xamãs antigos entalhavam as runas nas embarcações, nas casas, colocavam runas nos leitos dos enfermos, invocando sua proteção, cura, ajuda, etc.
Durante muitos séculos, os Xamãs passavam aos seus iniciados o conhecimento das runas, preparando-os para que pudessem usar corretamente esta energia. Segundo os ensinamentos, cada runa está ligada à uma força determinada, havendo um poder específico em cada uma delas. As runas são uma linguagem de magia que levam o ser à evolução interior, para o encontro de um bem maior.
As Pedras Rúnicas
ODIN - Chamada as vezes de runa branca, essa pedra as vezes é descartada dos jogos por certos leitores por não estarem certo de suas existência. Outras vezes representada com um ponto ao centro. Odin está associada à lei cósmica ou carma, essa runa refere à colheita do que foi plantado. Desta forma, ela determina todo seu destino, uma confiança absoluta e uma aceitação plena e disponibilidade para encarar o verdadeiro sinal do começo e do fim. A plenitude do TODO.
MANNAZ - Significa o EU, o ser humano. Literalmente, "homem". Desejo de mudanças. Participe, não deixando dominar, tornando a rotina de sua vida mais agradável possível. Realize suas coisas com perfeição e não tenha pressa. Viva mais socialmente.
Sentido Invertido: Não culpe o outro; a falha pode ser sua. Faça uma reflexão sobre o seu passado. Planejando melhor o seu futuro, novas e brilhantes idéias surgirão.
GEBO - "Presente". Indica boa sorte, união ou parceria harmoniosa, tanto emocional quanto financeira. Ligada ao amor, esta runa se interpreta por atitudes de fraternidade, força mágica, liberdade e espiritualidade.
ANSUZ - Literalmente, "um deus". Seu significado conduz ao conhecimento e sabedoria, o trilhar no rumo da comunicação com Deus. Ao recebimento de mensagens, sinais, presentes, avisos. Novos caminhos e novas circunstâncias de vida. Aconselhamento de pessoas mais experientes.
Sentido Invertido: A ignorância, retratada por maus conselhos, influências negativas. Pesquise melhor suas amizades, seus hábitos e costumes. Modifique-se!
OTHILA - Significa ligações com propriedade, posse. Apego materialista. Possibilidade de recebimento de herança, presentes, e também de separações, rupturas, até mesmo com implicação de morte, uma vez que heranças, de certa forma, são resultados disto.
Sentido Invertido: Desvios, perdas, separações que, para melhoria de si próprio e até de outras pessoas, se fazem necessárias.
URUZ - Iniciação espiritual, teste de força, renascimento, mudanças benéficas, mesmo através de sofrimento, com processo em negócios.
Sentido Invertido: Problemas de saúde, insuficiência pessoal, desapontamentos, negócios enfraquecidos.
PERHT - Esta runa se associa ao emocional, ao processo espiritual, em atividade atuante, com mudança para melhor, boas surpresas, ganhos inesperados e lucros.
Sentido Invertido: Há necessidade de recuar, para prosseguir. Não se deixe tentar pelas glórias do passado. Possibilidade de obstáculos e de perdas financeiras.
NAUTHIZ - Não há porque lutar contra o destino. Esta runa, associada a Saturno, "o Senhor do Carma", literalmente, "necessidade", indica que tudo tem seu tempo certo. Mas é sempre bom analisar-se e verificar em que você poderá mudar para não atrair problemas. Alguns impedimentos poderão ocorrer. Reconsidere seu planejamento, cuidadosamente.
Sentido Invertido: Há que controlar seus impulsos, esforçando-se para pensar positivamente. Paciência, em dose certa, será bom.
INGUZ - Fertilidade. Energia potencial, realizável. Novas realizações, novas amizades. Período de calma, extroversão, de renascimento.
EIHWAZ - Transição positiva. Progresso. Mudanças. Viagens. Tenha paciência e calma. O surgimento de novas coisas está acontecendo. Coloque em dia os seus negócios.
ALGIZ - Proteção e abrigo para quem, num jogo, retira esta runa. Novos desafios e novas oportunidades. Mantenha firme e redobrada a sua atenção e mentalize a certeza de seu progresso.
Sentido Invertido: Cuide bem de sua saúde e não assuma responsabilidades que não são suas. Para sua proteção, analise bem suas associações e amizades, desvencilhando-se delas, caso necessário.
FEHU - Esta runa está ligada ao poder, posses e riqueza, possíveis através de investimentos e ganhos por correta administração. Realizações materiais e espirituais. Renovação interior.
Sentido Invertido: É importante prevenir-se contra possíveis perdas e frustrações. Abandone o projeto em mente, de difícil realização. Mantenha, entretanto a serenidade e o autocontrole.
WUNJO - Alegrias, bem estar, novas energias, esperanças, harmonia, felicidade. Medite e procure adequar-se as novas circunstâncias.
Sentido Invertido: Procure dominar sua ansiedade. Possibilidade de crises e de infelicidade emocional. Honestidade e justiça, bem aplicadas, lhe farão bem.
JERA - Colha, agora, o que - antes - plantou. Sua colheita será, então, o resultado do plantio. Na natureza, tudo é cíclico, com regularidade. A fertilidade é o resultado dessa observância.
KANO - Fogo. Associada à Marte, esta runa simboliza a abertura, o fim dos problemas e dos obstáculos. A liberdade e a felicidade em relacionamentos. E, também, a resolução pendente de problemas.
Sentido Invertido: Há que se manter a integridade e o equilíbrio interno. Possibilidade de término de relacionamento. Inconstância.
TEIHWAZ - O progresso é fruto de iniciativa, força de vontade, ação, conquista, coragem e dedicação. As interligações físicas e espirituais determinam paciência, atividade e aumento de poder, promovendo a lei e a justiça. Vá à luta!
Sentido Invertido: Fracasso, dificuldade e falta de energia podem ocorrer. Talvez uma separação seja o melhor, para evitar futuros sofrimentos.
BERKANA - Amadurecer idéias é, também, promover o amadurecimento das pessoas. O crescimento espiritual é o renascimento da alma, pronta a habitar um novo corpo físico. Possibilidade de casamento, gravidez. Um especialista deverá ser procurado, caso seja necessário.
Sentido Invertido: Possibilidade de separação. Não desanime. Analise bem aquilo que bloqueia e impede a realização de seus projetos pessoais.
EHWAZ - Poderão ocorrer mudanças de casa, atividade, de modo de vida. Haverá, certamente, um movimento e o aparecimento de um novo amor.
Sentido Invertido: Movimentos poderão ser bloqueados. Situações difíceis e problemas antigos poderão retornar.
LAGUZ - Água. Magnetismo pessoal, capacidade psíquica, intuição, inspiração, alegria de viver, espiritualidade, sabedoria. Possibilidade de união feliz.
Sentido Invertido: Não seja inflexível. Nem cego! Nem se esforce mais do que seja capaz.
Possibilidade de falta de intuição, inspiração e de sensibilidade.
HAGALAZ - Ar. É importante que haja compreensão e aceitação para o obstáculo temporário e as limitações naturais das circunstâncias. Promova o autocontrole das situações e de si próprio, contando com a sua ajuda, para solucionar problemas.
RAIDO - Roda. Viagens proveitosas; o envio e recebimento de mensagens positivas.
Oportunidade para realização de negócios.
Sentido Invertido: Desencontros. Cancelamento de compromissos. Ocasião desconfortável à negócios e relacionamentos. Controlar as emoções, pensamentos antes de falar, será de bom proveito.
THURISAZ - Espinho. Ligada a Thor, filho de Odin, esta runa significa ajuda inesperada, proteção. É momento para árduo trabalho. Não se reporte ao passado, com mágoa. É tempo de ter aprendido com ele.
Sentido Invertido: Pode ocorrer perda súbita. Não torne decisões precipitadas, para que não haja, depois, arrependimento. Aguarde os acontecimentos.
DAGAZ - Aurora. Prosperidade, transformação, realização, muito trabalho e próspera atividade. O despertar de uma nova era, feliz e saudável.
ISA - Gelo. Falta de entusiasmo. Esfriamento, retardamento. Suspensão de planos.
Sacrifícios. Renuncias.
SOWELU - Sol. Vitória! Força espiritual, afastamento as trevas da ignorância. Novo impulso à auto-valorização, auto-expressão, reconhecimento e valorização pessoal.
Talismãs rúnicos
Para alcançar a realização de desejos.
Usado para atrair a prosperidade.
Usado para atrair e/ou conservar amor.
Sobre a mesa de cabeceira ou sob o travesseiro, usado para atrair bons sonhos.
Talismã do sol, usado para invocar a proteção do deus Thor.
Usado para afastar forças negativas.
Usado para afastar adversários poderosos.
Usado como proteção contra os "maus espíritos".
Usado para atrair e manter boa saúde. Atribuído a Odin.
Usado para o crescimento espiritual.
Usado para atrair harmonia no lar e nas relações profissionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário